ComCria – Férias com Criança no Museu da Imaginação em SP

Publicado em

Cláudia Romero

Saúde e Bem Estar

O que fazer em São Paulo com crianças? Pesquisando dicas de passeio em SP no Clubinho de Ofertas, descobrimos o Museu da Imaginação, na Lapa. Aproveitamos as férias para nos divertir e foi um dia perfeito, em um lugar que ajuda a desenvolver habilidades distintas em idades diferentes a cada espaço.

O Museu da Imaginação é um espaço que oferece uma proposta diferente de lazer e cultura para crianças, explorando a imaginação através de exposições de arte interativas, totalmente voltado ao livre brincar de caráter colaborativo, social e integrativo. No Museu da Imaginação, pais e filhos conseguem se render às brincadeiras, com muita farra e aprendizado. As crianças podem tocar em tudo, usar, pular, correr e brincar livremente. São dois mil metros quadrados, divididos em quatro ambientes totalmente dedicados ao livre brincar, que proporcionam diversas experiências sensoriais. O museu oferece educadores treinados para serem facilitadores das brincadeiras, sem intervirem no processo criativo e imaginativo das crianças.

Brincar é mais do que simplesmente se divertir: é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento da aprendizagem. As metodologias de ensino que apresentam ludicidade, que respeitam as necessidades das crianças são as mais eficazes. As crianças pequenas podem ser alfabetizadas e até aprenderem de forma prazerosa a matemática, por exemplo, por meio da ludicidade.

Cada dia mais no mundo moderno as crianças estão com a agenda cheia de atividades e têm uma rotina de compromisso que não sobra tempo pra brincar. É bom lembrar que ao brincar, a criança explora um novo universo imaginário, recriando e vivenciando novas oportunidades e experiências tanto no campo afetivo quanto cognitivo. Brincar é algo essencial para o desenvolvimento e aprendizado das crianças e aqui elas brincam sem tempo pra ir embora, já que não é estabelecido um período de permanência e nós ficamos até o museu fechar as portas.

O Museu da Imaginação apresenta 4 salas totalmente interativas distribuídas em dois andares: No 1º andar na sala 1: tem a exposição Mergulho com Monet: onde os visitantes podem apreciar as possibilidades do imenso espaço negro com linhas e contornos que refletem as “nymphéas” de Claude Monet. Nesta sala, fizemos um verdadeiro mergulho na obra impressionista de Monet.

Ainda no 1º andar na sala 2 apresenta a exposição Interativa: Leonardo Da Vinci: Traço de um gênio: são cinco salas interativas, proporcionando o contato com a criatividade, imaginação e genialidade do artista. A exposição traz o legado do artista e inventor renascentista, um dos mais completos da história.

No andar térreo, na sala 3, o Museu da Imaginação criou uma exposição interativa, um convite a apreciação estética por meio do brincar. Um espaço que tem como objetivo principal, promover uma experiência de estímulo à Arte onde as crianças adquirem o hábito de apreciar obras de arte, conversar sobre elas, senti-las, brincar no entorno delas. As crianças conheceram o trabalho dos artistas por meio de experiências e sensações do sentir, tocar, escalar, montar, construir, explorar, imaginar e criar. Já imaginou brincar em um trepa-trepa inspirado na obra New York City, de Piet Mondrian? Escorregar e escalar pelas figuras geométricas deste artista fascinante? Na sala 4, também no térreo, o Museu apresenta as Estações lúdicas: Todo conteúdo foi desenvolvido com a ajuda de especialistas da Infância.

Nos ambientes interativos, que são divididos em cinco áreas diferentes, as crianças viram invenções navais, máquinas de guerra, as pinturas mais famosas do artista e ainda tiveram a oportunidade de criar suas próprias invenções, além de experimentar técnicas da linguagem do desenho e da pintura.

Um diferencial do espaço é que todas as atividades propostas, sejam as instalações fixas ou as oficinas itinerantes, contam com o acompanhamento de um mediador- um profissional que, mais do que simplesmente acompanhar as atividades, possibilita às crianças, de modo acessível, um diálogo e troca por meio de vivencias instigando e possibilitando uma união entre a arte, o brincar e conhecimento cultural e social. O museu oferece serviço de acessibilidade total, fraldário, espaço para amamentar, wi-fi e estacionamento de carrinhos de bebê. Também tem estacionamento conveniado. O endereço é Rua Ricardo Cavatton, 125.

Mais informações no site: http://www.museudaimaginacao.com.br/

Compre com desconto pelo site https://www.clubinhodeofertas.com.br/ e use o código COMCRIA5 para ter 5% a mais de desconto na primeira compra.

Espero que curta o passeio. Lembre de avaliar o vídeo e deixar as dicas aqui nos comentários.

Se inscreva no canal!

Mais recentes

Todos os profissionais vivem grandes desafios. Mas, aqueles que superam os limites, que vão além do possível, se destacam. Conheça uma emocionante história de superação e sucesso.
Juliana Verboonen
Oi gente, tudo bem? O MÃE DE ADOLESCENTE POR MICHELE MATUCK, tem mais uma rodada de perguntas e respostas sobre os adolescentes.
Michele Matuck
O Templo Zu Lai é um lugar muito especial em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Inaugurado em 2003, é considerado o maior santuário budista da América Latina, da ordem Fo Guang Shan (Montanha da Luz de Buda). Recebe todos os anos milhares de visitantes e tem programações o ano inteiro. As salas de […]
Ana Horta
Quais os alimentos ideais para antes do treino? As dicas valiosas de Aninha Real vão ajudar você a manter o equilíbrio nestas refeições transformando dietas em estilo de vida.
Aninha Real
As mulheres estão empreendendo cada vez mais no Brasil. Mas, existe um desafio a ser vencido para que elas alcancem a igualdade com homens. Sabemos que lugar de mulher é onde ela quiser. Precisam querer mais.
Juliana Verboonen
Se você não sabe até agora que fantasia vai usar neste carnaval, então assista esse vídeo até o final porque tem várias dicas e inspirações que podem te ajudar sem precisar gastar dinheiro comprando fantasia. A primeira dica é: use e abuse da criatividade porque aquela blusa de oncinha que está no seu armário há […]
Cláudia Romero
A primeira pessoa que deve acreditar numa idéia é quem a sugere. Nem sempre a aprovação é imediata. Veja essa história sobre a criação do Homem Aranha.
Juliana Verboonen
Você está no corredor do trabalho, encontra uma profissional que admira e chega pra conversar. Em minutos as duas já estão falando sobre seus filhos e combinando a gravação do vídeo. Foi assim quando encontrei a jornalista e mãe do Samuca, Rita Lisauskas, nos corredores de uma emissora de TV. Foi ótimo. Uma conversa descontraída […]
Michele Matuck

Mais vistos

Fomos até o Instituto do Cérebro, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para saber o que dizem as pesquisas sobre meditação e práticas contemplativas. O Instituto é um centro importante de estudos e utiliza os mais modernos equipamentos para entender melhor o funcionamento do nosso sistema nervoso. Conversamos com a Dra. Elisa Kozasa, […]
Ana Horta
Aninha Real confessa ser muito ansiosa. Neste vídeo ela compartilha algumas dicas que ela mesma usa para combater a ansiedade e que podem ser usadas por todos nós.
Aninha Real
Aninha Real apresenta seis dicas motivacionais para ninguém arrumar uma desculpa para não se exercitar.
Aninha Real
Você dá mesada para o seu filho?Ele guarda um pouco ou gasta tudo?Lá em casa não tem mesada porque os meus filhos gastam até o último centavo.Mas os nossos filhos e toda a família podem aprender a guardar “sonhos”.É sobre isso que vamos falar nesse vídeo. Eu conversei com o professor Reinaldo Domingos, doutor em […]
Michele Matuck
Olá!O canal “MÃE DE ADOLESCENTE POR MICHELE MATUCK” quer ver todo mundo se mexendo!Vamos falar sobre tudo o que envolve a atividade física na adolescência. Nesse primeiro episódio, destaque para a postura dos nossos filhos. Muito tempo no celular e no computador e em posições que não são muito legais, podem deixar nossas fofuras corcundas. […]
Michele Matuck
Nesse primeiro bate-papo com o professor de português, Tiago Fernandes, foi feita uma análise da falta do hábito de leitura entre os adolescentes e o quanto isso traz de prejuizos para a escrita. Não há como fugir do celular mas é possível usá-lo a favor da leitura. Os pais devem ser modelos de leitores. O […]
Michele Matuck
Aninha Real conversa com o profissional de Educação Física Roberto Sobreira e, com muito bom humor, fala sobre o mito do pace na corrida.
Aninha Real
Resolvi falar sobre um assunto que tem me perturbado um pouco e gostaria de refletir sobre ele… realmente “basta acreditar” que as coisas acontecem? Enfim, um vídeo pra gente pensar, refletir… e você, o que acha? Se quiser compartilhar seu sentimento quanto a esse assunto, escreve aqui nos comentários! E se quiser sugerir novos assuntos […]
Claudia Tenório

Relacionados

Todos os profissionais vivem grandes desafios. Mas, aqueles que superam os limites, que vão além do possível, se destacam. Conheça uma emocionante história de superação e sucesso.
Juliana Verboonen
Oi gente, tudo bem? O MÃE DE ADOLESCENTE POR MICHELE MATUCK, tem mais uma rodada de perguntas e respostas sobre os adolescentes.
Michele Matuck
O Templo Zu Lai é um lugar muito especial em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Inaugurado em 2003, é considerado o maior santuário budista da América Latina, da ordem Fo Guang Shan (Montanha da Luz de Buda). Recebe todos os anos milhares de visitantes e tem programações o ano inteiro. As salas de […]
Ana Horta
Quais os alimentos ideais para antes do treino? As dicas valiosas de Aninha Real vão ajudar você a manter o equilíbrio nestas refeições transformando dietas em estilo de vida.
Aninha Real
As mulheres estão empreendendo cada vez mais no Brasil. Mas, existe um desafio a ser vencido para que elas alcancem a igualdade com homens. Sabemos que lugar de mulher é onde ela quiser. Precisam querer mais.
Juliana Verboonen
Se você não sabe até agora que fantasia vai usar neste carnaval, então assista esse vídeo até o final porque tem várias dicas e inspirações que podem te ajudar sem precisar gastar dinheiro comprando fantasia. A primeira dica é: use e abuse da criatividade porque aquela blusa de oncinha que está no seu armário há […]
Cláudia Romero
A primeira pessoa que deve acreditar numa idéia é quem a sugere. Nem sempre a aprovação é imediata. Veja essa história sobre a criação do Homem Aranha.
Juliana Verboonen
Você está no corredor do trabalho, encontra uma profissional que admira e chega pra conversar. Em minutos as duas já estão falando sobre seus filhos e combinando a gravação do vídeo. Foi assim quando encontrei a jornalista e mãe do Samuca, Rita Lisauskas, nos corredores de uma emissora de TV. Foi ótimo. Uma conversa descontraída […]
Michele Matuck